4.9.08

Pistas de Skate, sonho ou pesadelo?

Parece que finalmente chegou à nossa terrinha o conceito de que pistas de skate são centros de desenvolvimento de toda uma linha de pensamento onde o andar de skate é o objetivo principal.
Quando olho São Bernardo, realmente começo a a acreditar que agora a coisa vai.


Mas ao mesmo tempo quando vejo notícias nos sites e revistas da construção de novas "pistas de skate", fico triste em ver que a visão de "pista de skate" por aqui ainda é aquele velho e cansado esquema de alguns quarters, rampas retas, funboxes, caixas e caninhos.


Tirando algumas raras execeções, a maioria das pistas carecem de curvas e áreas para se fazer linhas e que não sejam simples criadores de skatistas yô-yôs.
Acabo de voltar de uma viagem aos EUA onde fui cobrir 4 campeonatos de bowl para o Woohoo, assim como para gravar algumas das pistas de skate modernas que estão sendo construídas na terra mãe do skate. Vi e andei em cada pista que nem em sonho poderia imaginar de existir! Lincoln City, Battle Ground, Tigard, Roseburns, Burnside, San Pedro, Washington Street, Belvedere, Chino, Glendale, San Jose, Newberg, Beaverton, Aumsville, Hood River ... a lista é enorme.
Para ver a realidade do skate atual em transição, procure dar uma olhada em sites como:
Concrete Disciples
SoCalSkateparks
Grindline
Caliskatz
SkateBoardPark
Dreamland
Skate Oregon
Skaters for Portland
Quando será que os olhos por aqui serão abertos para o que está acontecendo? Estamos vivendo o novo boom das pistas de concreto. E os desenhos são cada vez mais criativos, com cradles, pipes, oververts, snakes, pockets e muitas, muitas curvas. E são construídos e desenhados por skatistas que vivem o skate 24/7.

3 comentários:

  1. Acho q tão ruim qto o fato de grande parte das pistas ainda estarem em 1991, é a quantidade de desculpas esfarrapadas pra não se fazerem pistas decentes. O argumento "falta de espaço" é um dos favoritos, mas cai em terra qdo se vê uma puta pista como a de Itaguaí, e se sabe q ela ocupou pouco mais de 270 m2 (de acordo com o próprio Frewka). A desculpa favorita é "orçamento", mas qdo se sabe q um banks como o do Itaguará sai por menos de R$ 50 mil, vê-se q essa conversinha pra boi dormir é mais uma falácia dessa gente. Falta é vontade de inovar, de seguir adiante, de romper com velhos e conhecidos padrões (q tb são lucrativos pra quem constrói essas pistas) - isso tanto de quem contrata qto de quem é contratado pra construir essas pistas de hipismo. Sinceramente, não sei o q esperar no Brasil qdo o mais conhecido arquiteto de pistas de skate declarou na tv q "linhas não são importantes, e sim as manobras" pra justificar a área de street ioiô dos xgaymes paulistas... Nem os competidores gostaram!
    O reflexo disso só será sentido em alguns anos, qdo skatistas brazucas começarem a nem passar das fases eliminatórias dos campeonatos do circuito mundial. Qual juiz daria boas notas pra um robôzinho de flip, qdo se terá diversos caras andando a milhão e esticando as manobras ao máximo?!
    Lugar de street é nas ruas, onde têm terrenos e situações onde o cara pode tranquilamente pegar o skate nas mãos. Deixem as pistas pra quem gosta de ANDAR de skate.

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  2. Aqui no Rio Tá osso!
    O formato híbrido que mescla um pouco de tudo, tipo a nova Pista de São Bernardo, é sempre uma ótima solução ao meu ver.

    Aliás, realmente, a experiência de andar em São Bernardo do Campo é bastante animadora. Melhor sessão em pista que já fiz nos meus pouco mais de 10 anos de skate.

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