11.11.10

Quando mais é melhor

Como pode hoje, em pleno século XXI, haver campeonatos julgados por apenas 3 juízes?
No meu ponto de vista isso é inadmissível especialmente no momento atual do skate, com tanto “profissionalismo” envolvido.

Foi assim no Swell Old Is Cool, no Circuito Paulista de Skate e recentemente no Old School Skate Jam.



Julgar skate é difícil. É algo muito subjetivo, tanto para quem pratica como para quem julga. O espectro é muito amplo, pois skate é uma expressão artística, e julgar skate é quase julgar arte... numa analogia, seria algo como “julgar” uma música, por exemplo. Há muitos fatores que influenciam no resultado final, e o gosto pessoal é um deles.
Julgamento de campeonato de skate com apenas 3 juízes não funciona mesmo - aliás, nunca funcionou e não pode funcionar. O formato com 3 juízes dá margem a muitos erros, sejam eles intencionais ou não, pois é a soma total das notas dos 3 juízes que decide a pontuação de todos. E se tiver uma única nota fora do critério, seja a mais ou a menos, já altera todo o resultado!
Nesse sistema é o extremo que impera, e não o bom senso, pois o “somatório do ponto de vista dos 3 juízes” é o que define a nota. Se pensarmos assim, temos que assumir que os juízes são perfeitos, que nunca erram ou cometem falhas.
Julgar skate é muito difícil. Nem todos veem e interpretam da mesma maneira. Se abandonarmos o julgamento “extremo” e totalitário e partimos para “o caminho do meio” ele se torna mais fácil e mais justo.
Ao assumir que o voto de cada juiz não é a “verdade absoluta”, ou a visão totalitária de cada apresentação, faz com que o julgamento seja feito com mais consciência e consistência, maior responsabilidade e, entretanto, sob menor pressão.
Ao cortar a maior e a menor nota de cada juiz, surge “o caminho do meio”.
“O Caminho do Meio é o caminho do centro das contradições, que une os extremos.
Nele encontramos todos os extremos. Nele todos os extremos se apoiam.” (Revista Terceira Civilização de Fevereiro de 2007 - Edição nº 462)

Com 5 juízes, não existe a possibilidade de algum jurado pontuar "pra mais ou pra menos" e isso influenciar no resultado da nota final. Caso ele pontue muito baixo ou muito alto, ou seja, fora da margem das notas médias dos outros juízes, a sua nota será descartada. No caso de 3 juízes, esse juíz em questão, que não acompanhou a média, irá criar uma distorção no resultado em relação à visão geral dos demais juízes.

Fui no site da CBSK para ver as normas de competição e vi que o sugerido para eventos de street, vertical (bowl ou half pipe) banks e mini ramp são 5 juízes, além de um head judge. Ótimo!
É imperativo que essas normas sejam realmente aplicadas, principalmente pela CBSK que vem fazendo um excelente trabalho organizando o skate nacional, inclusive realizando cursos de locução e jurados de skate - mas que infelizmente ainda participa, sanciona e organiza competições julgadas por apenas 3 juízes.


Se você compete nesses eventos de 3 juízes, e talvez até participe do bolsa atleta, deveria atentar para o fato que concordando em participar desses eventos você também é parte do problema e não da solução.

TODAS as competições de skate do Brasil devem ser julgadas por 5 juízes!
Não é nenhuma aberração ou pedido impossível: essa é uma recomendação da própria CBSK.
Promotores, coloquem SEMPRE mais 2 juízes no orçamento de cada campeonato realizado por vocês aqui no Brasil.
Para facilitar e integrar mais o intercâmbio entre os Estados, sugiro que a CBSK participe sempre com 3 juízes do Staff fixo da Confederação e use os outros 2 juízes da área onde o evento é realizado. Assim já economiza-se de cara em hospedagem e transporte para essa dupla local. Esse critério vem sendo usado esporadicamente nos eventos realizados pela entidade, e deveria ser transformado em norma padrão.

9 comentários:

  1. O Osmar e o Oscar se prontificaram a julgar, mas eu não sei o que houve. Espero que na próxima tenham 5 juízes.

    Em 1977 participei do meu primeiro campeonato, em Nilópolis. Acho que foi organizado por você ...

    Tai Tai

    ResponderExcluir
  2. Cesinha,

    ótima visão e justificativas.

    Temos sempre que correr atrás de 5 juízes, mas muitas vezes, até mesmo na maioria delas, não se consegue verba para bancar todos os custos do evento, incluindo juízes.

    Eventos com grana pra bancar tudo que é norma da CBSK são poucos, principalmente os POP promovidos para GLOBO, ou evento promovido diretamente por um DECISOR de alguma empresa ou marca que vai bancar o evento.

    Nosso exemplo, da Swell, que passamos o tempo todo correndo atrás de patrô, é de tirar LEITE DE PEDRA, bancar o mínimo do evento e dar um jeito de fazer o além do mínimo pedindo ajuda para amigos.

    O ideal existe, mas é muito difícil conseguir chegar lá.

    Seguimos na luta contigo Cesinha, forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. União faz a força!.. comunicação,so isso q falta...todos querem o evento bem feito!!tem uns q só falam do din q rola..

      Excluir
  3. Em caso de um evento oficial, isso deve ser prioridade! Temos que garantir o direito de justo julgamento.
    Tem outros métodos de julgamento sendo criado para minimizar as falhas e dar menos subjetividade, mas nenhum ainda foi 100% aprovado e continuam em testes.

    ResponderExcluir
  4. Concordo em numero, genero e grau. Todos os eventos que promovi aqui em Campos e região, sempre usei essa regra dos 5 juizes (além de mim mesmo como head-judge) por enxergar da mesma forma e vou mais além ainda: Sempre posicionei todos os juizes bem distantes um do outro. Para evitar que eventuais conversas entre os mesmos tirassem a sua atenção e virtuais influencias pessoais sobre o outro.
    5 juizes: a regra pra definir 2011!!!

    ResponderExcluir
  5. Sou juiz da CBSk e jamais a federação do Rio se deu conta disso... triste!!! Eles não querem q o skate cresça longe das sombras deles!!!

    ResponderExcluir
  6. Pera.. o comentário foi "absolvido" isso é, sua inocência foi comprovada pela justiça, ou "absorvido", ou seja, conseguiu pegar a mensagem?
    Fiquei confuso com esse comentário!

    ResponderExcluir

O que achou deste post? Comentários, críticas e sugestões são bem-vindas.